Como tratar Lesão do Menisco  (Lesões) Inserido Wednesday 25 March 2009 09:05

Os meniscos são cartilagens presentes na articulação fémuro-tibial (joelho), entre os côndilos do fémur e da tíbia. Os meniscos têm a função de diminuir o impacto e promover a adaptação (melhorar o encaixe) entre as faces articulares do fémur e da tíbia.

Possuímos dois meniscos: um medial e outro lateral, ambos localizados acima da tíbia. Têm o formato de meia-lua, com uma divisão em "corno" anterior, corpo e "corno" posterior. Como cartilagem, apresentam poucos vasos sanguíneos, o que dificulta a sua capacidade de regeneração, caso sofram alguma lesão. Uma vez lesionados, dificilmente se recuperam espontaneamente. Na lesão, a cartilagem do menisco rompe-se, causando dor súbita no lado afectado, inchaço e algumas vezes dificuldade ao movimentar a articulação fémuro-tibial. Na fase aguda, o tratamento indicado é o repouso, diminuição da carga sobre o joelho, gelo e medicação analgésico. Se os sintomas persistirem e os exames complementares confirmarem a lesão meniscal, o tratamento deve ser cirúrgico, já que a cartilagem não tem poder de cicatrização. Antigamente, as cirurgias de menisco retiravam totalmente a cartilagem afectada. Hoje, porém, sabe-se que esse método causa um grande desgaste na articulação e favorece o aparecimento da artrose do joelho. O tratamento cirúrgico é feito, podendo na maioria das vezes, o paciente poder voltar à actividade. Em alguns casos, porém, as lesões de menisco estão ligadas a lesões de outras cartilagens do joelho e a cirurgia de menisco não resolve o problema, mas são casos muito raros devido ao grande avanço da medicina, das técnicas de prevenção e reabilitação de lesões. O tratamento pode ser realizado de forma precoce com a hidroginástica , onde os pacientes que fora da água não poderiam colocar peso corporal sobre o segmento afectado, dentro da água esse procedimento poderia ser efectuado.

http://wwwabcdesporto.blogspot.com/

compartilhar

Adicione um comentário !

(Facultativo)

(Facultativo)

error

Atenção, os comentários insultuosos, racistas, etc. são proibidos neste site.
Se alguma queixa for apresentada, utilizaremos o seu IP (54.234.56.111) para o identificar.     


1 Comentário(s)

  • wanessa mailto

    Mon 11 Oct 2010 22:57

    lesao do minisco,quanto tempo depois podemos voltar as atividades normais.Pois tenho uma lesao,e tenho muito medo de operar,mais sinto dores intensas,minha cirurgia vai ser em janeiro


abrir barra
Fechar barra

Deve estar conectado/a para escrever uma mensagem adtaboeira

Deve estar conectado/a para adicionar adtaboeira os seus amigos

 
Criar um Blog